Alepe Cuida oferece serviços de saúde e cidadania em São Vicente Férrer
A cidade de São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional, recebeu o programa Alepe Cuida, nos dias 25 e 26 de setembro. A ação teve 2.440 atendimentos no município, que tem cerca de 17 mil habitantes.
O evento teve um leque extenso de serviços de saúde disponibilizado para a população pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe, e também serviços de cidadania oferecidos por órgãos parceiros da iniciativa.
Foram ultrassonografias de próstata, mama, abdômen total, endovaginal, além de mamografia, e consultas em odontologia, ginecologia, dermatologia, mastologia, urologia, nutrição e ambulatório do pé diabético (termografia).
A Fundação Altino Ventura (FAV) participou oferecendo ciclo completo de exame, consulta e encaminhamento para tratamento oftalmológico. Ações de cidadania foram viabilizadas através de parcerias com Detran, Defensoria Pública de Pernambuco, Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Banco do Nordeste (BNB) e Sebrae.
O superintendente responsável pelo programa, Wildy Ferreira, ressaltou que o Alepe Cuida “vem ajudando diretamente as prefeituras a diminuir a fila de exames e de consultas e realizando serviços de cidadania”.
O deputado Sileno Guedes (PSB) destacou que a iniciativa é especialmente importante para cidades que têm restrições para oferecer serviços e atendimentos. “O programa tem uma gama de serviços para ajudar e facilitar a vida das pessoas, com proximidade e com resolutividade”, avaliou. O deputado Antônio Moraes (PP) também visitou o evento.
População atendida
A presença do Alepe Cuida se torna uma oportunidade para pacientes terem acesso a atendimento especializado em pequenas cidades como São Vicente Férrer.
Foi o caso do pedreiro Emanoel Carneiro. Preocupado com o baixo peso, ele foi a primeira pessoa a ser atendida na consulta de nutrição. “A nutricionista me orientou a reforçar as refeições”, contou Emanoel.
Ele veio ao evento por indicação da sua esposa, Jaqueline Ribeiro. “É importante ter esse acesso, porque é difícil conseguir no SUS. Eu soube do Alepe Cuida por publicações em redes sociais” , contou Jaqueline.
Entre os serviços de cidadania, a defensora pública Elvira Borba destacou orientação para obtenção de segunda via gratuita de certidões de nascimento ou de óbito, assim como a realização de casamento civil sem custo.
“Se a pessoa não tiver condições de pagar, ela pode assinar um formulário de hipossuficiência na Defensoria, e obter os serviços de graça. Os cartórios já tem uma verba disponível para esses serviços, mas as pessoas não sabem”, salientou a defensora.
A Defensoria Pública de Pernambuco também auxilia a população em outras ações de menor complexidade, como pensão alimentícia, pórcio, investigação de paternidade e retificação de registro. A emissão de segunda via de RG e de CNH também foi oferecida nos estandes do Instituto Tavares Buril e do Detran no evento.
Por fim, no Espaço do Empreendedor e da Empreendedora, fruto de uma parceria com o Banco do Nordeste (BNB) e Sebrae, foram oferecidas orientações sobre regularização de microempresas, gestão de negócios, obtenção de microcrédito e exposição de produtos.